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A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ÂMBITO DA SUSTENTABILIDADE NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Janete do Rosário Amaro Crisanto

Última alteração: 2023-07-28

Resumo


Na busca de soluções aos problemas relacionados à educação socioambiental no âmbito da sustentabilidade, voltado à disciplina de Língua Portuguesa, a escola tem um papel fundamental – o de despertar o interesse da consciência sustentável nos estudantes. Esta consciência pode ser introduzida por meio da Educação Ambiental de maneira interdisciplinar e transversal. Diante desta discussão, mostra-se o esforço do MEC junto às escolas, para a incorporação do tema, com o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Neste sentido, o estudo visa investigar o entendimento da sustentabilidade ambiental nas turmas do ensino médio.  Também cabe destacar que a ONU estabeleceu a Década dos Oceanos (2021 a 2030), desta forma, o objetivo é conscientizar a população, principalmente aos que moram no litoral, sobre a importância dos oceanos. A metodologia aplicada é a pesquisa que será desenvolvida através de estudo bibliográfico e exploratório sobre o tema. A primeira etapa será desenvolvida através da revisão da literatura; a segunda será desenvolvida através da coleta de dados, entrevistas, questionários com a finalidade da análise estatística; a terceira etapa será realizada com a condução de palestras para debate sobre o tema e cujas ideias serão bidirecionalmente compartilhadas com os estudantes e com todos os integrantes da comunidade escolar.  Por fim, será proposto um plano de ação para listar tópicos com as ações necessárias para atingir o objetivo. Conclui-se que a partir de orientações e do desenvolvimento de tarefas verificadas ao longo deste estudo, a percepção socioambiental do aluno aumente com relação ao uso racional de bens e insumos, bem como acerca da geração de resíduos, que possam ser reaproveitados, reciclados ou destinados de forma ambientalmente adequada, e do incentivo para aplicar o conhecimento adquirido na busca de soluções técnicas que colaborem também para um ambiente sustentável e melhor preparado para as futuras gerações.

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