UNESPAR - Portal de Eventos Científicos, XIV SEMBIO & XI SEMPA - Unespar Paranaguá

Tamanho da fonte: 
Consumismo e descarte de resíduos: uma análise sobre aulas expositivas
Giane Miranda Fernandes, Fabrícia de Souza Predes, Paula Cristina Benetton Vergilio

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


Uma aula expositiva e dialogada no ensino da biologia é uma abordagem pedagógica que combina apresentação direta do conteúdo com momentos de interação e participação dos alunos. Essa combinação acontece quando o professor transmite o conteúdo e faz com que os alunos se envolvam tanto através da demonstração dos seus conhecimentos prévios quanto respondendo aos questionamentos do professor. O estudo aborda a observação da aula sobre Consumismo e Descarte de Resíduos da turma de 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Doutora Zilda Arns Neumann, Guaratuba – PR, no ano de 2022. A aula foi iniciada com as questões disparadoras: Vocês trocam muito de celular? Como é feito o descarte desses resíduos? Este tipo de descarte está correto? Posteriormente, utilizando PowerPoint e quadro, o professor começou a explicar sobre o consumismo, que é um padrão que se caracteriza pelo consumo excessivo e traz consequências negativas como a produção excessiva de resíduos no nosso planeta. Foi discutido com os alunos sobre a separação dos resíduos e a importância dos centros de reciclagem.  Além disso, foi conversado que o correto seria que nas escolas tivessem pelo menos duas lixeiras, uma para os resíduos recicláveis e outra para resíduos orgânicos. Sobre os pontos positivos podemos destacar que houve participação dos alunos respondendo aos questionamentos e também realizando perguntas para o professor. O ponto negativo é que esse assunto não chamou atenção da turma inteira. Para que toda a turma se envolvesse mais nas aulas, o professor poderia ter utilizado um jogo ou uma atividade para envolver mais os alunos. Por exemplo, poderia ser feito um debate, logo após o término da aula, no qual o professor separaria a sala em 3 grupos e cada grupo ficaria com um tema (consumismo consciente, consumismo desenfreado e a importância das separações dos resíduos reciclável e orgânico). O professor disponibilizaria os materiais para a consulta. Com base em toda a explicação e nas anotações que eles fizeram durante a aula, seria realizado um debate para discutir soluções para cada tema e fazer com que eles questionassem algumas atitudes do dia a dia.

Texto completo: PDF