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UTILIZAÇÃO DE MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA ATIVA NAS AULAS EXPOSITIVAS SOBRE AS TEORIAS DE DARWIN E LAMARCK
Juliane Cardoso Gonçalves, Ana Carla Alves Cardoso De Mattos, Paula Cristina Benetton Vergilio, Fabricia De Souza Predes

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


A utilização de mapas mentais tem como função facilitar a aprendizagem, visto que é um método usado para armazenar, organizar e destacar informações a partir de palavras-chave e imagens que remetem lembranças e despertam a reflexão dos alunos. Com base nisto, este trabalho teve como objetivo a aplicação de um plano de aula para o 2º ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação - Dr. Caetano Munhoz Rocha, com a temática "Teorias de Darwin e Lamarck", utilizando a ferramenta didática de mapa mental juntamente com a aula expositiva. Foram utilizados slides com imagens e vídeos para fazer a explicação do tema. No final, foi elaborado no quadro, com a ajuda dos alunos, uma tabela comparativa sobre ideias de Darwin e Lamarck, no qual os alunos foram participativos e colaboraram durante a montagem. Após a finalização, foi solicitado que os alunos formassem duplas para construir um mapa mental com base no que foi comentado em aula e no material de apoio disponibilizado na televisão da sala. Os alunos entregaram os mapas mentais no término da aula. Os mapas mentais continham as principais palavras-chaves: Darwin (12,1%), Lamarck (12,1%), Darwinismo (11,2%), Lamarckismo (11,2%), Seleção Natural (10,3%), Uso e Desuso (10,3%), Caracteres adquiridos (10,3%), Extinção (9,3%) e outras palavras (13,2%). Observamos resultados positivos e pontos que devem ser aprimorados neste plano de aula. Os pontos positivos foram a interação dos alunos e a organização do tempo da atividade com a explicação. O ponto negativo foi a maneira que o material de apoio foi disponibilizado, visto que o tempo que os alunos foram até a televisão lendo cada página dos resumos, enquanto outros alunos esperavam os colegas terminarem a leitura ou tirar fotos, fez com que os alunos levassem mais tempo para construir o mapa mental. Este problema seria facilmente solucionado se os materiais de apoio fossem entregues aos alunos de forma impressa. Já o uso da metodologia obteve resultados positivos, considerando que os estudantes conseguiram associar os conteúdos abordados em sala em seus mapas mentais

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