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A UTILIZAÇÃO DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabíola Nascimento Peniche, Michelle Mendes, Paula Cristina Benetton Vergilio, Fabrícia de Souza Predes

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


A rotação por estação é uma metodologia ativa, na qual os alunos estão no centro das ações educativas e o conhecimento é construído de forma colaborativa, além de desenvolverem a autonomia. Essa abordagem opõe-se ao método tradicional, em que o aluno apresenta uma postura passiva. O presente estudo tem como objetivo relatar a aplicação de uma intervenção referente ao tema "Evolução" realizada através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá. A intervenção ocorreu em 2023 na Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha sendo realizada no 9º ano. Foram utilizadas duas aulas de 50 minutos com 24 alunos. Inicialmente, realizou-se uma roda de conversa e, simultaneamente, construiu-se um mapa mental coletivo no quadro. Posteriormente, os alunos foram divididos em trios, resultando em 8 grupos, para dar início a rotação por estações. As 4 estações foram dispostas no pátio da escola, sendo a 1ª referente à seleção natural, a 2ª buscava exemplificar o termo "apto", a 3ª representava o conceito de "uso e desuso", enquanto a 4ª trazia um jogo online mesclando Darwinismo, Lamarckismo e Fixismo. Para finalizar as 1ª, 2ª e 3ª estações, era necessário que o grupo respondesse a um questionário referente às estações. Já para a 4ª estação, os alunos precisavam finalizar o jogo. Para avaliar se a utilização da metodologia foi efetiva para o ensino do conteúdo, foram utilizados como métrica de avaliação o questionário aplicado nas estações 1 a 3 e a conclusão da estação 4. Na 1ª e 2ª estações, foram obtidos cerca de 97% de acertos. Na 3ª estação, obteve-se 81% de acertos. Além disso, todos os grupos concluíram a 4ª estação. Os alunos conseguiram compreender, através das estações, os conceitos relacionados à evolução. Entretanto, os pontos positivos não se limitam à pontuação nos questionários e a conclusão da estação, uma vez que a participação dos alunos nas estações estimulou a autonomia, a problematização e o trabalho em equipe, além de ter despertado o interesse e a curiosidade dos alunos. Portanto, a utilização da metodologia ativa, como a rotação por estação, mostrou-se favorável para o ensino-aprendizagem do conteúdo proposto.

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