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INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE FLORES E AGENTES POLINIZADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Felipe França Barbosa, Natan Henrique Matheus Batista, Michele Mendes, Paula Cristina Benetton Vergilio, Fabrícia de Souza Predes

Última alteração: 2023-07-30

Resumo


O debate na docência sobre a abordagem tradicional do ensino expositivo, que torna a aula monótona, impulsiona o surgimento de novas metodologias para aprimorar a aprendizagem dos estudantes. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada através do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Paraná no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá-PR. Durante a residência, foi realizada uma intervenção na disciplina de Ciências com o tema “Flores e Agentes Polinizadores”, para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Inicialmente, foi aplicado um quiz para obter respostas acerca do conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema tratado. Posteriormente à conclusão do quiz, iniciou-se a aula expositiva sobre a morfologia das flores utilizando slides. Além da explicação, houve uma explanação prática na qual os residentes desmontaram diversas flores reais e os alunos puderam observar as suas estruturas morfológicas. Essa atividade engajou satisfatoriamente os alunos, que se mostraram interessados pelas diferentes características morfológicas das flores, entretanto, utilizou mais tempo do que o esperado. Com o término da explicação sobre flores e agentes polinizadores, foi introduzido um novo desafio, que seria criar perguntas com base na aula para realização de um jogo de tabuleiro. O objetivo desta etapa seria estimular os alunos a discutirem o conteúdo, no entanto, não foi possível concluir esta etapa proposta devido à falta de tempo. Era esperado também que os alunos pudessem responder novamente o quiz com as mesmas perguntas apresentadas no começo da aula, cuja ação tinha como princípio mensurar o desempenho dos alunos e, dessa forma, entender de que maneira a intervenção se tornou significativa no aprendizado. Conclui-se que houve participação dos alunos nas atividades realizadas, principalmente durante o manuseio das flores, no entanto, não foi possível finalizar todos os objetivos esperados, como a conclusão do jogo de tabuleiro e do quiz no final da aula. Para futuras intervenções será necessário atentar-se à questão do tempo para que todas as etapas da aula sejam cumpridas e o ensino seja mais significativo.


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