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Quais as Principais Metodologias de Ensino usadas para abordagem do tema educação ambiental para séries iniciais?
Adriana Paula Chaves Adri, Fabrícia de Souza Predes

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


Palavras- chave: educação ambiental; metodologia; séries iniciais
Resumo: A educação ambiental é uma importante ferramenta para a mudança de comportamento dos estudantes, que deve desde cedo ser conscientizado da necessidade da preservação e uso sustentável da natureza. Desta forma, incluir temáticas que discutam o meio ambiente e abordem principalmente temas relacionados aos ecossistemas locais, é imprescindível para que estes estudantes cultivem o sentimento de pertencimento e cuidado com estes ambientes. Os tipos de metodologias utilizadas nas aulas sobre este tema têm papel fundamental para despertar o engajamento e a compreensão dos estudantes em sala de aula, principalmente, para as séries iniciais. O objetivo deste estudo é investigar quais são as metodologias mais utilizadas por professores das séries iniciais na abordagem da educação ambiental. O procedimento metodológico terá uma abordagem qualitativa e bibliográfica exploratória. Serão selecionados artigos científicos de texto completo em inglês e português dos últimos cinco anos na base de dados Scopus e Eric. Para a busca dos estudos serão utilizadas as palavras-chave: educação ambiental, metodologia e séries iniciais. Os termos serão pesquisados também em inglês. Os estudos serão selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão predeterminados. Após a leitura de título e resumo, os estudos que não contemplem o foco da pesquisa serão excluídos. Posteriormente, será feita leitura completa dos artigos para coleta de dados. Espera-se encontrar as metodologias mais usadas na abordagem de temas na educação ambiental em séries iniciais e quais são os resultados positivos relacionados ao engajamento e aprendizado significativo dos estudantes. É interessante ressaltar que dentro deste período que será feito o estudo, esperamos encontrar uma diversidade de metodologias aplicadas presencial e virtualmente devido ao período pandêmico vivenciado em 2020 e 2021. Desta forma, as contribuições esperadas seriam mostrar quais metodologias são mais utilizadas nas séries iniciais abordando e quais apresentam resultados mais efetivos. Além disso, elas deverão direcionar o planejamento de atividades de educação ambiental que privilegiem principalmente, os temas relacionados aos ecossistemas locais como restinga e manguezal.
Apoio financeiro: não se aplica.

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