UNESPAR - Portal de Eventos Científicos, XIV SEMBIO & XI SEMPA - Unespar Paranaguá

Tamanho da fonte: 
A Importância da Introdução de Diferentes Metodologias no Ensino de Ciências e Biologia
Gabriella Amabily Borba, Ana Carla Alves, Paula Cristina Benetton, Fabricia de Souza Predes

Última alteração: 2023-08-02

Resumo


Nos dias atuais, ainda é comum a educação apresentar inúmeras características de um ensino tradicional, na qual o professor é considerado o detentor do saber, enquanto os alunos são os sujeitos passivos no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, a inserção de diferentes tipos de metodologias apresenta grande importância nas áreas da Ciências e Biologia, logo, vem a necessidade de utilizá-las para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. O presente trabalho visa dialogar a respeito da importância da introdução e aplicação de diferentes métodos de ensino e relatar a experiência na aplicação de um quiz com o tema Daltonismo e Hemofilia, assunto estudado dentro da Biologia. O estudo foi realizado com os alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Doutor Caetano Munhoz Rocha. Ao início da aula foi feito um questionário de cinco perguntas de verdadeiro ou falso para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a temática. Para isso, os alunos escreveram V para verdadeiro e F para falso em uma folha, e levantavam a letra conforme a respectiva resposta. Após esse questionário, o conteúdo foi explicado no quadro. Ao final da aula, a turma respondeu um quiz, projetado na televisão da sala, com mais cinco perguntas para fixação do tema. Para isso, os estudantes debateram as questões entre eles para dar uma resposta final. Ao concluir a atividade, observamos a participação de grande parte da turma, além de obtermos, depois da explicação do conteúdo, um resultado positivo em relação às respostas do quiz. Como resultado final entendemos a importância de inserir atividades que buscam fazer com que os alunos aprendam de forma participativa, que os estimulem a debaterem, sendo eles os principais responsáveis pela construção do seu conhecimento. Além disso, compreendemos que o desinteresse de muitos estudantes pode ser consequência das metodologias passivas e que estratégias mais participativas podem funcionar no engajamento destes em relação a disciplina desejada. Contudo, é importante enfatizar que o professor deve analisar o perfil da turma para que este encontre possíveis metodologias ideais específicas para aquela turma.

Texto completo: PDF