UNESPAR - Portal de Eventos Científicos, XIV SEMBIO & XI SEMPA - Unespar Paranaguá

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ASSIMÉTRICAS DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA NEODARWINISMO
Diogo Valões, Ana Carla Alves Cardoso Mattos, Paula Cristina Benetton Vergilio, Fabricia de Souza Predes

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


O estudo aborda a aplicação de uma aula desenvolvida pelo Programa de Residência Pedagógica de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá, no Instituto Estadual Dr. Caetano Munhoz da Rocha. A aula foi realizada no 2º ano do ensino médio e abordou a temática das teorias da evolução. Durante a aula, foram explorados conhecimentos sobre genética, como a teoria mendeliana, e a teoria da evolução de Darwin, que, em conjunto, formam o neodarwinismo. Neste trabalho foram utilizadas a nuvem de palavras e as estratégias didáticas assimétricas (EDA). EDA são ações que podem ser realizadas num intervalo de tempo muito pequeno, mas produzem um grande impacto no ganho de aprendizagem dos alunos. Elas foram desenvolvidas com embasamento teórico, científico e levando em consideração as neurociências da aprendizagem, podendo ser utilizadas ao longo de toda a aula. A aula foi dividida em três momentos. Inicialmente, foi criada uma nuvem de palavras, permitindo aos alunos acessar a memória com os conteúdos apresentados em uma aula anterior. Na sequência, foi realizada a aula expositiva, devido a necessidade de introduzir o conteúdo novo. Posteriormente, foram utilizadas as EDA quiz com gap e Master Mind. A EDA quiz com gap estimula o raciocínio, pelo fato de nosso cérebro detestar lacunas. A EDA Master Mind finaliza e consolida o que foi aprendido, na qual os estudantes deveriam escrever no papel 3 frases que representassem o que aprenderam, formar grupos para discuti-las e posteriormente compartilhar com a turma. O quiz estava planejado para ser passado na televisão, porém houve um problema de acesso e a alternativa foi passá-lo no quadro para os alunos responderem em uma folha à parte. Não houve tempo hábil para os alunos escreverem as 3 frases e concluir o Master Mind, mas foi pedido para que formassem grupos e elaborassem palavras ou frases. Concluímos que é necessário estar preparado para o não funcionamento dos recursos tecnológicos que serão utilizados e ter mais domínio do tempo para que tudo ocorra com fluidez. Ainda assim, foi possível perceber que foi bastante enriquecedor para os alunos agirem com autonomia e o professor como mediador.


Texto completo: PDF