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A UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Beatriz Dantas do Nascimento, Anny Karolyne Gomes de Amorim, Ana Carla Alves Cardoso de Mattos, Paula Cristina Benetton Vergilio, Fabricia de Souza Predes

Última alteração: 2023-08-02

Resumo


Um dos principais desafios do ensino hoje é tornar as aulas mais dinâmicas e estimular o protagonismo dos alunos. Recursos didáticos como Estudo de Caso e Estratégias Didáticas Assimétricas (EDA) são alternativas para transformar o ensino em aprendizagem. EDA são ações muito simples nas quais o ganho de aprendizagem é desproporcional ao tempo investido no ensino. O presente trabalho vai expor uma aula sobre Síndromes com alterações cromossômicas e translocação cromossômica aplicada pelas residentes do Subprojeto Interdisciplinar do Residência Pedagógica da UNESPAR Campus Paranaguá com a turma do 3° ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz Rocha. A aula iniciou com a separação da turma em grupos de 3 a 4 pessoas e a entrega dos estudos de caso sobre Síndrome de Down, Síndrome de Turner e translocação cromossômica. Cada grupo recebeu apenas um estudo de caso, o qual continha de duas a três questões, que abordavam sobre as características da alteração cromossômica e seu respectivo cariótipo. Para a resolução, foi permitido consultar o celular ou livros para auxiliá-los. Posteriormente, foi perguntado quais dos grupos haviam pego o estudo de caso 1 e eles então leram e falaram suas respostas, sendo esse processo repetido com os demais estudos de caso. Com base nas respostas dos alunos, as residentes realizaram a explicação do tema. Ao final da discussão, foi solicitado que os alunos escrevessem individualmente um comentário síntese sobre cada um dos temas. O comentário síntese é a EDA que consiste em uma pequena frase sobre o que foi absorvido de mais importante da aula. Como ponto negativo da aula foi possível notar, através da observação da participação dos alunos e da análise dos comentários síntese, que os alunos se sentiam seguros ao escrever e interagir apenas com o estudo de caso que resolveram. Dessa forma, em uma futura aplicação dessa mesma aula, seria interessante entregar os três estudos de caso para todos os grupos, mesmo que eles sejam responsáveis por resolver apenas um. Contudo, a utilização do estudo de caso e da EDA são boas estratégias, pois promovem a interação e interesse dos alunos.



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