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PLACE BRANDING: A PERCEPÇÃO DE IDENTIDADE DE MARCA NA CIDADE DE PARANAGUÁ
Soraya Helena Morato

Última alteração: 2023-08-16

Resumo


Place branding ou marca de lugar é um conceito sobre gestão de identidade de um local e como ele é percebido pelos públicos atuantes no contexto, tais como sua população, empresas, entidades públicas, associações, etc. De forma semelhante às marcas de produtos comerciais, países, cidades e outros tipos de lugares podem ser reconhecidos e associados a atributos que influenciam a forma como são percebidos. O place branding não deve ser visto simplesmente como uma estratégia de marketing superficial, considerando que tem potencial para impactar o desenvolvimento sustentável e a integração da comunidade através de ações integradas entre os principais interessados em melhorar significativamente aspectos territoriais. A cidade de Paranaguá, situada no litoral do Paraná é um polo turístico e cultural, além de receber uma grande demanda de atividades provenientes do agronegócio, contando com um porto que está entre os maiores da América Latina, sendo um importante centro econômico da região. O método conta com uma revisão bibliográfica em artigos a respeito dos conceitos de marketing como: place branding e marcas de lugar, e com levantamento das principais características territoriais, culturais e turísticas da região de Paranaguá, de natureza qualitativa, observando-se assim desafios e oportunidades na região.


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